segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Montaria de Idanha-a-Nova (Mancha do Fojo)




O próprio nome da mancha, convidava-nos a "fugir"!
17-02-08 – É incrível! Mas o facto, é que embora já tenha alguma experiência, e algum sentido de presentimento para detectar "barretes", desta vez deixei-me levar pela "magia" da amizade, e involuntáriamente fiz algo contrário áquilo de que muito me orgulho.
O que mais me revolta, nem é o facto de eu apanhar um barrete, porque eu já levo "as coisas" de uma maneira, que consigo tirar algum partido da situação, já que mais não seja, pelas fotos para o album das recordações. Embora também lamente o tempo perdido, que para mim é preciossísimo, por ter outros afazeres de gestão (na érea cinegética), o pior, é sentir que involuntáriamente também enganei pessoas, que de certeza também teriam mais que fazer, e que participaram em "uma tentativa" de montaria, pelo facto de terem confiado em mim, e de eu ter confiado em outros.
Puro engano! O meu e o deles.
Fomos todos enganados.
O Joca é um óptimo rapaz, do qual, eu sou verdadeiramente amigo e tenho algum apreço, mas falhou mais uma vez. Eu, que já tenho obrigação de o conhecer bem, deixei-me levar pelo facto de a mancha que iria ser monteada, não a conhecer, desde há 6 anos, a qual, nesse ano ter dado 33 javalis, e eu ter estado presente. Não sabia era que desde essa altura, a mesma, tenha sido explorada intensivamente com gado "vacum" (bovino). Ora se eu soubesse, imediatamente deduziria o resultado que não iria além do zero.
Quem anda nestas coisas, tem obrigação de saber com toda a certeza, que o pior inimigo das actividades cinegéticas, nomeadamente da caça maior, é exploração intensiva de animais domésticos, seja caprino, ovino, avícola, mas principalmente bovino, pela sua maior apetência alimentar e tendência em atacar os Javalis.
O que importa, é que quando já em cima da 4 x 4 que me iria colocar na minha "porta", na qual, eu imediatamente abandonei, por esta não o ser sequer, mas tão só, um buraco de poucos metros aonde eu só conseguia ver a minha mochila e nada mais, ía fazendo uma leitura do terreno a tentar vislumbrar algo, além da bosta de vaca que por todo o lado abundava, inclusivé, em cima dos pedregulhos. Além disso, consegui aperceber-me pelo brilho intenso das fitas que marcavam o espaço de 20 m de cada porta (marcadas ao metro e não á zona), que tinham sido colocadas há poucas horas, e que os usufrutuários do terreno (as vacas), tinham abandonados o local (para o outro lado da estrada) , no dia anterior.
Todas as portas, além das portas concebidas exclusivamente, para o proprietário e seus convidados, eram uma espécie de portas duplas/triplas, aonde "uns ao colo dos outro" íam perdendo a "fesada" que haviam alimentado, por culpa do "marketing" enganoso que falava em mãe das montarias e resultados entre 30 a 50 "porcos".
Eu confiei e transmiti!
Então também enganei, porque me deixei enganar, e porque confiei e esqueci-me que por trás desta organização estava o meu amigo Joca em consórcio com o seu amigo Nuno (não! Não é esse "o Nuno Pinto"), duas figuras carismáticas das montarias do "nosso Interior". Digo isto com alguma tristeza, porque realmente gosto dos dois. São pessoas fenomenais, e têm bastante valor (principalmente o meu amigo Joca), mas uma coisa é ser uma pessoa maravilhosa e outra é ter capacidade de gestão e organizativa, que são as lacunas que eu lhe aponto.
Quanto ao proprietário do terreno, que se deite cedo, pois o facto de usar safões personalizados e adaga dos tempos dos "samurais", não lhe dá o direito de querer as vacas, os porcos, o terreno e o dinheiro.
Ao que me toca, peço imensa desculpa a todos que convenci a estarem presentes nesta montaria, em que levar a arma foi um sacrilégio, pelo trabalho que depois tiveram que ter para a limpar, e pelo "banho" que apanharam.
Futuramente só me irei desculpar pelos meus actos, se para eles houver motivo. Espero que não.
Um abraço a todos!
Manuel António

5 comentários:

AGranja disse...

Tinha dito que não comentava enrabadelas, mas não posso deixar que o nosso amigo Manuel Antonio se sinta culpado de culpa nenhuma.

Isto é um caso entre muitos que já vão sendo habituais para nós, aos poucos vamos conhecendo os organizadores de montarias e os pretensos.

Espero sim, é que a nossa sociedade MP seja um sucesso, para que para o ano, se se fizer uma montaria, possamos convidar alguns amigos para uma coisa séria.

Anónimo disse...

Estimado Sr Granja ex-colega de profissão no BPA, empresario de sucesso, pessoa com quem já me cruzei uma dezena de vezes tenho -lhe a dizer o seguinte:
A mancha do Fojo foi um infortunio, na responsabilidade que me toca, levei as 21 portas do CTT e mais 5 do grupo do Amigo Jorge Maia, e com estas pessoas de bem, o assunto está tratado pois para o ano outras montarias virão e de certeza que não serão um fiasco como este pois serão em terrenos por mim bem conhecidos.
Quanto ao seu grupo, O Sr Manuel Antonio nem sequer falou comigo da mancha nem da montaria, apenas lhe telefonei na vespera a solicitar informação sobre o numero de portas, 10 com uma de oferta...
Como pessoa inteligente que é deve reparar que é o próprio MA a dizer que esteve presente outrora naquela mancha cujo resultado foram 33 javalis e como emp. bancário que foi conhece a expressão "rentabilidades passadas não garantem futuras" sendo notório que o MA se deixou levar pela experiencia que tivera, recordo-me de há uns tempos atrás este SR me ter telefonado para Lhe dar o Contacto do Nuno Silva.
A informação que o Sr coloca da montaria também é imprecisa pois as matilhas eram 6:Paulo, Luis, Diamantino,Ricardo e 2 Assumar.
Quanto á sua expressão "levei uma emrrabadela" eu acrescentaria... não há duas sem três pois no fim de semana seguinte "levou" mais duas,peço desculpa de utilizar a sua expressão mas a avaliar pelos resultados de Zero no Sábado e um Javali no Domimgo... tenho plena confiança nos organizadores desses eventos, são humildes sérios e frontais.
Para acabar e por falar em errabadelas,previna-se, é que o novo projecto MP pode ser mais uma... Falo com conhecimento como sócio do CCD, como colaborador que já fui, como caçador que caçou na mancha, como monteiro e matilheiro pois participei nas primeiras montarias daquela mancha, e como conhecedor de leis da caça espero que o meu amigo se informe a que distancia pode caçar do RIO, dos pomares fruticulas agora plantados, das plantações de sobreiros, quantos anos estarão estes terrenos interditos? quanto á seriedade... se essa é para mim... cabe-lhe a si fazer o seu juízo... mas arrendar 1037ha por 15.000eur ano numa zona devoráda por incendio há dois anos, conflui com aterro de residuos industriais altamente perigosos...
Será bom para a humanidade que o Sr seja tão sério como eu, pelo menos tenho-O como tal.
M/C
Joca

MAGDA disse...

Não quero de maneira alguma, alimentar aqui, neste lugar, (que se pretende ser mais um agente de informação, quer as coisas corram bem ou menos bem), alimentar algo que mais não seja do que o devido esclarecimente aos meus amigos, Joca e Nuno. Não tive a pretensão de "difamar" minimamente os nomes dos meus amigos, mas tão só informar como tudo se passou no que concerne à desenvoltura dos factos, até acto consumado da Montaria em questão. Eu, directa ou indirectamente também me senti culpado pelo facto de ter trazido até à nossa Região, pessoas que, como já foi referido pelo Joca, nem sequer sabia que vinham. Então o responsável, fui eu, pela sua vinda! Será natural, então que eu dê a "mea-culpa" e peça desculpa pela parte que toca. Não sendo eu a pessoa directamente responsável, pela montaria, foi o responsável pela vinda dessas pessoas, mas pior ainda, o facto de lhes ter dito o que diziam a mim: que seria uma Montaria memorável. Embora toda a gente saiba que nestes eventos, nem sempre "as coisas" correm como os organizadores querem (e a mim também já me ocorreu), muita gente notou erros lamentáveis, que são proibitivos de alguma vez acontecerem, como sendo o facto de toda a gente notar que á "mancha" era um espaço de exploração intensiva de gado bovino, que as portas foram marcadas no dia anterior e que não se olhou à segurança dos monteiros, mas sim ao número de portas que estavam inscritas e teriam de caber.
São alguns erros que eu aponto, e por isso pedi desculpa, porque de outra forma não o faria. Não quero de maneira nenhuma, acusar ou desencorajar as pessoas que se sentiram lesadas, pelo artigo que eu elaborei sobre a referida Montaria, até porque volto a repetir: "São das melhores pessoas que eu conheço". Mas a humildade, nunca será demais se reconhecermos que ninguém é perfeito, e que se falhou no modo como foi organizado o evento.
Na questão do projeto MP, quero dizer ao meu amigo Joca, o qual, me conhece muito bem, que as coisas não são, nem nunca foram como ele diz que foram. A referida Herdade não conheceu o flagelo do fogo á dois, mas sim à quatro anos; que culturas frutícolas, só se forem as figueiras que já lá estão há 50 anos (pois o cerejal é para madeira nobre e não dão fruto); que as plantações podem-se caçar com autorização; que ninguém lhe disse que se iria caçar a rolas a menos da distância permitida da água. Além de que, o meu amigo Joca sabe perfeitamente, que a zona é previligiada pelas espécies venatórias, por vários factores (àgua, alimentação e querença). Também me conhece muito bem, e sabe quando dou a minha palavra, tudo faço para não faltar a ela, nem ao respeito a ninguém. Peco sim, por ser frontal, e todos sabem que as verdades fazem doer, mas amigo, eu sou assim! Não quero que fiques magoado, porque esta montaria já passou, e não só tu, mas também eu, e todos os outros que são minimamente intelegentes conseguem tirar verdadeiras lições de vida, dos erros que todos cometemos. Um grande abraço!

Anónimo disse...

Caros Amigos:
Para acabar de vez com estas "Blogarias" em jeito de conclusão e apesar do MAGDA se ter aproximado mais da verdade, no seu ultimo comentário, permitam-me descer ao seu nível:
Caro Sr MA vou fazer o meu juízo de valor e dizer que por algum motivo o Sr se sente inferiorizado... tenta pois evidenciar-se e sair do anonimato...sendo o melhor gestor cinegético ( sem qualquer curso) detendo as melhores manchas, os melhores cães, obtendo os melhores resultados... enfim uma panoplia de sucessos e de sonhos.
O meu caro deverá no futuro repensar a sua forma de estar na vida pois, ofende, difama, e falta ao respeito consecutivamente a certas pessoas. Saber ouvir é uma virtude, ser humilde é outra, o Sr não é juiz supremo nem detentor de toda a razão. Repare nos resultados cinegéticos que a ZCMMT tem atingido e repare nos seus resultados, repare também no plano financeiro e compare as dezenas e porque não centenas de mihares de euros que investiu em sonhos ... e o fruto colhido...
Recorde-se dos Zeros Obtidos e das desculpas que nunca me ouviu "naftalina" "furtivismo" "foguetes".
Repare também que na Beira Baixa não há só Vilões, também temos Médicos, Empresários e Cirurgiões, temos também Sportinguistas e outros... não somos uma Mancha Vermelha.
Corrija os termos que utiliza para identificar e nomear pessoas pois todo os cidadão deve ser respeitado e o que sr referere-se ao Sr Trigueiros de uma forma que não é certamente adequada.
Recorde ainda que quando se está á frente duma instituição ou organização devemos ser moderadores, serenos, claros e verdadeiros. Devemos como Predidentes de Direcções ou Secções, chamar a nós sócios e colaboratores o que não consegue... pelo contrário afasta tudo e todos. Não devemos tirar partido, para proveito próprio dos bens dessas organizações, por vezes merecemo-lo e até temos prejuízos pessoais como telemoveis , desgaste de viaturas pessoais... mas há sempre um dedo apontador. Devemos zelar sempre pelo todo, não apropriarmo-nos das coisas que são de todos e depois... sem ninguém saber... são de trinta.
Quanto ás demais opiniões o meu curriculum dispensa apresentações.
O projecto MP que seja um sucesso pois trará mais riqueza para a região, mais fauna cinegética, mais espaço para lazer, infelizmente só para aqueles que podem, eu por cá continuarei como até aqui.

Um grande abraço a todos,vamos tentar, sempre com seriedade que o ano vindouro não nos traga "barretes" como este.

" A razão é de quem a tem, não de quem a quer"

Joca

Anónimo disse...

Como Caçador em que este ano faço o meu 40º aniversario como tal, desgosta-me ver outros confrades em questiúnculas mesquinhas.
Muito gosto de caçar na Beira Baixa, aonde tenho bons amigos e sempre fui bem recebido, exemplo disso foi a Montaria de dia 23/02/08 com uma experiência a recordar "velhos tempos", embora nada se tenha cobrado e nada tenha sido visto.

Nos meus anos de Faculdade o Prof. Arala Chaves da cadeira de Imunologia, nas suas teóricas - para aligeirar a complexidade da matéria contava algumas anedotas - todas elas com segundo sentido e entre muitas uma nunca me "deixou de guiar".

Certo dia frio em que chuvia a cântaros, um homem quando o céu mostrou o sol depois de fechar o seu guarda-chuva, encontrou uma ave enregelada e molhada que tentava levantar voo mas tal não conseguia.
Pegou nela e a aconchegou na sua samarra e foi caminhando até encontrar bosta de boi ainda fumegante e prontamente lá a colocou.
Com o calor a moribunda reanimou e começou a piar, passados poucos minutos uma ave de rapina com as suas garras a levou e se banqueteou.

O Prof. Arala concluía:
Nem sempre alguém que te coloca na Merda é teu inimigo.
Nem sempre que alguém te tira da Merda é teu amigo.
E quando estiveres com Merda até ao pescoço não pies!

M.A.S.